Adubos orgânicos para agricultura e jardinagem

Conheça as caraterísticas dos adubos orgânicos

O objetivo da adubação orgânica é manter ou aumentar a fertilidade do solo e da sua atividade biológica.  Devemos “nutrir o solo para alimentar a planta”. Adubar não é simplesmente fornecer nutrientes para as plantas. Adubar é uma ação global que tem como objetivos simultâneos  melhorar a fertilidade e a saúde do solo e garantir a nutrição das plantas.  A adição de adubos orgânicos melhora, consideravelmente, as características físicas e biológicas do solo.


HUMUS DE MINHOCA

Adubos orgânicos humus de minhoca

É o produto resultante da decomposição da matéria orgânica digerida pelas minhocas. É  a forma mais decomposta de matéria orgânica, o que facilita a sua degradação por micro-organismos do solo e facilita a liberação de nutrientes. Entre suas qualidades estão:

– Bons teores de macronutrientes (nitrogênio, potássio, fósforo,  enxofre, cálcio e magnésio) e especialmente de micronutrientes (cobre, molibdênio, zinco, ferro, e cloro)

– Durante seu processo digestivo as minhocas promovem um aumento da população de micro-organismos, principalmente bactérias benéficas, sendo o húmus de minhocas uma excelente fonte de micro-organismos para o solo.

– Não tóxico para as plantas, os animais e o homem.

– Proporciona um equilíbrio nutricional às plantas, pois as substâncias que contém são liberadas lentamente.

– Antecipa e prolonga os períodos de florada e frutificação das plantas.


BOKASHI

bokashi horta em casa

Produto da agricultura natural japonesa, o Bokashi é um fermentado com organismos vivos que acelera a decomposição da matéria orgânica, colocando a disposição das plantas minerais importantes ao seu desenvolvimento. É um recurso que associado a práticas de incorporação de matéria orgânica, auxiliando o processo de recuperação da vida do solo e da sua fertilidade.

Melhora as condições físicas, químicas e biológicas do solo, proporcionando às plantas as condições ideais para o pleno desenvolvimento. Favorece o ambiente para que as raízes e microrganismos se beneficiem mutuamente. As raízes, além de absorver nutrientes do solo, secretam substâncias nutritivas, sendo que esta secreção ocorre na rizosfera, onde os microrganismos atuam. Estes por sua vez, absorvem substâncias de difícil assimilação e as transformam em substâncias assimiláveis pelas plantas, proporcionando uma nutrição equilibrada e fortalecendo a planta contra o ataque de pragas e doenças.

O adubo orgânico pode ser aplicado via foliar ou via gotejamento (Bokashi líquido) ou diretamente no solo (Bokashi líquido e/ou farelado)


FINO DE CARVÃO

adubo carvão vegetal - Copia

O fino de carvão é uma forma bastante estável da matéria orgânica do solo utilizado na composição de substratos orgânicos. É um material poroso, o que permite aumentar a capacidade de retenção de água e de absorção de compostos orgânicos solúveis.  Facilita a proliferação de organismos benéficos, além de possuir em sua composição elementos minerais como: magnésio, boro, silício, cloro, cobre, manganês, molibdênio e, principalmente, potássio.

No Brasil, um exemplo do efeito benéfico do carvão são os solos da Bacia Amazônica chamados Terra Preta de Índio . Eles teriam sido produzidos com a combinação de carvão vegetal, cerâmica e matéria orgânica de origem vegetal e animal.. Se estima que a produtividade dos solos pretos é 15% maior do que os outros solos.


FARINHA DE OSSOS

farinha ossos

É um produto oriundo de ossos bovinos que são incinerados a mais de 500 graus de temperatura até a queima total. Após um período de resfriamento estas cinzas são moídas.

A farinha de ossos é um adubo orgânico rico em fósforo e cálcio, elementos essenciais ao crescimento, floração e frutificação das plantas. É o principal fertilizante orgânico fonte de fósforo, elemento absorvido pelas raízes das plantas e determinante para o aumento da produtividade. Outra vantagem da farinha de osso é que sua solubilização é lenta, o que garante o suprimento de fósforo as plantas por um bom tempo, diferente que os superfosfatos (fertilizantes inorgânicos) que tem uma rápida solubilização em água.


TORTA DE MAMONA

torta de mamona

           A torta de mamona, produzida durante a extração do óleo, é um importante subproduto da cadeia produtiva da mamona. Se trata de uma rica fonte de nitrogênio de lenta liberação que também funciona como condicionador de solo, elevando o nível de matéria orgânica. Outro efeito bem documentado da torta de mamona é o controle de fitonematóides, quer seja pelo efeito nematicida direto quando aplicada no solo, pela liberação de substâncias tóxicas decorrentes do processo de decomposição, ou mesmo pela estimulação da microbiota natural do solo antagônica a estes fitopatógenos.


CALCÁRIO DE CONCHAS

calcareo de cochas

Os calcários são rochas sedimentares com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio. Quando o calcário é um aglomerado formado da natureza por conchas e fragmentos de conchas é denominado  calcário de conchas ou conquífero. O calcário de conchas na agricultura orgânica é utilizado para corrigir a acidez do solo. Ao mesmo tempo em que faz  essa correção, o calcário também fornece cálcio e magnésio indispensáveis para a nutrição das plantas.  A aplicação do calcário aumenta a disponibilidade de  nutrientes para as plantas e permite a maximização dos efeitos dos fertilizantes, e consequentemente o aumento substancial da capacidade  produtiva da terra.


 ESTERCOS DE ORIGEM ANIMAL

estercol de origem animal

O esterco é a designação dada ao material orgânico em avançado estado de decomposição proveniente de excrementos de animais utilizados para fertilizar plantas. Às vezes o esterco consiste em mais de um resíduo orgânico, tal como excrementos de animais e restos das camas, como acontece com a palha. Os estercos, em função de suas características químicas, têm um alto potencial fertilizante, podendo substituir, quando são adicionados com outro adubo orgânico, totalmente a adubação química e contribuir significativamente para o aumento da produtividade das culturas. É muito importante que o esterco esteja bem fermentado para inativar os microrganismos patogênicos e o risco de contaminação. Os adubos orgânicos de origem animal mais utilizados  são o esterco bobino, o esterco de galinha e o esterco de porco.


COMPOSTOS DE LIXO DOMÉSTICO

adubo do lixo domestico

O composto é o produto final do processo de compostagem do lixo doméstico. A compostagem é um processo natural de transformação da matéria orgânica do lixo em compostos mais simples que podem ser utilizados como nutrientes pelas plantas. A compostagem é realizada pelos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade. Esses micro-organismos vão descompor e estabilizar os compostos constituintes dos materiais liberando dióxido de carbono e vapor de água.


PÓ DE ROCHA

po de rocha

Os solos mais férteis do mundo tiveram sua origem nas erupções vulcânicas. Apesar do constante perigo  dos vulcões, as pessoas continuam a viver próximas aos mesmos devido à fertilidade do solo vulcânico.

O pó de rocha é um produto originário das rochas vulcânicas utilizado para rejuvenescer solos pobres. O pó de rocha contém cerca de 60 a 70 elementos químicos, entre micro e macro nutrientes, além dos oligoelementos úteis.

Entre suas qualidades e benefícios estão:

– É pouco solúvel, diminui os riscos de perdas do produto.

– Presença de macro e micronutrientes essenciais.

– Corrige o pH (acidez) do solo.

– Em conjunto com a matéria orgânica, incentiva a vida do solo.

– Proporciona um equilíbrio nas plantas, fortificando-as e diminuindo assim a necessidade de defensivos agrícolas.


EXTRATO PIROLENHOSO

extracto pirolenhoso

O extrato pirolenhoso, também conhecido como ácido pirolenhoso, líquido pirolenhoso ou vinagre de madeira,  é extraído da queima da madeira e atua tanto no controle de pragas como na adubação. Originário do Japão, onde é utilizado há séculos, é um líquido resultante da condensação da fumaça composto por mais de 200 substâncias que interagem entre si.

É  condicionador do solo, bioestimulante vegetal, indutor de enraizamento e repelente de insetos. É um excelente fertilizante para orquídeas,  já que  promove um aumento no número de brotos, garantindo o aumento do número de flores.


AMINOÁCIDOS

aubação orgânica na planta

Os aminoácidos ativam o metabolismo geral do solo e da planta, melhorando a fotossíntese e outros processos fisiológicos vitais. Usado como adubo para todo tipo de plantas, o aminoácido favorece a capacidade de absorção das raízes e otimiza as transformações químicas, dando como resultado um melhor aproveitamento de nutrientes, maior brotação, floração e principalmente melhor resistência a pragas e doenças. É um excelente adubo para orquídeas.

A utilização de aminoácidos via solo ou via foliar além de fornecer a planta uma fonte direta para que esta sintetize as proteínas, fornece também energia adicional necessária para suprir as demandas nos momentos críticos do ciclo vegetativo.

As vantagens do uso de aminoácidos são:

– Proporciona um metabolismo mais equilibrado das plantas

– Ativação da fotossíntese das plantas resultando em plantas mais verdes e com maior conteúdo de açúcar

– Redução de fitotoxicidade de determinados defensivos agrícolas

– Maior tolerância das plantas a pragas e doenças (papel imunológico)

– Aumenta a absorção e a translocação dos nutrientes aplicados na parte aérea das plantas

– Sistema radicular mais desenvolvido e vigoroso

– Regulador da atividade hormonal das plantas

– Maior tolerância das plantas ao stress hídricas e geadas

– Aumento do florescimento das plantas

– Alimento para a micro-vida do solo contribuindo dessa forma para a melhoria da estrutura física do solo

Autor: Miguel Lancho Jiménez

Deseja aprender como fazer seu próprio adubo? Acesse o link na imagem abaixo de nosso parceiro Thiago Tadeu Campos da ImGrower e receba materiais gratuitos sobre como produzir seu adubo em casa.

curso-como-fazer-adubo-organico-imgrower-gratis

70 thoughts on “Adubos orgânicos para agricultura e jardinagem

  • Bia mussarelli

    Posso misturar o húmus de minhoca, farinha de ossos e esterco pra adubar minha terra?

  • Ali Dahrouj

    Boa noite, Plantei 2 pes de uva Italia ja grandinhos Enchertados e com 1.80 mts de altura … acontece seguinte , fiz as covas 70×70 centimetros misturei 2 quilos de torta de mamona 200 gramas farinha de osso e 200 gramas de calcario esperei 30 dias curtir plantei e agoo todos os dias…mais as plantas estão secando …será q tem solução ?

    • MundoHorta

      Olá Ali, boa tarde, infelizmente não posso te dar uma resposta certa sobre essa mistura que você fez, se ela é eficiente ou não depende muito de como seu solo estava e etc. essa seca da muda pode também ser vários fatores, como luminosidade, clima etc.

  • Gostaria de receber o curso gratuito de como fazer adubo orgânico.ok . Sávio Patto.

    • MundoHorta

      Olá Edmar, esse curso é de um parceiro nosso do site, para receber o material gratuitamente basta clicar na imagem do curso e se cadastrar no site que abrir.
      Att.

  • Excellente o site !! Parabens !
    na minha pequena horta pelejo com os pés de tomate ! Os tomates demoram muito p/ crescer , são um pouco deformados e vão apresentar o fundo marrom .Os pés de tomate cereja ,no mesmo lugar, ficam saudáveis mesmo se não se desenvolvem muito A horta pega muito sol ( sertão Sergipano) , Teve escassez de chuva neste “inverno” seco ! e teve irregularidade ao aguar . Utiliso adubos naturais ( esterco de boi , urina de vaca , solução de casca de banana ) botei também casca de ovo em pó 1 vez . Não sei mais o que fazer !!! Agradece a suas orientações

    • MundoHorta

      Olá Brigitte.
      O tomateiro é uma planta muito sensível e suscetível á doenças fúngicas e bacterianas, que tem como porta de entrada algum ataque de uma praga. Você consegue ver alguma larva ou inseto atacando sua planta? Qualquer dúvida pode nos contactar pelo contato@mundohorta.com.br também
      Att.

  • Viviane

    Olá!
    Obrigada pelo artigo! Estou iniciando minha horta em casa, em vasos, e gostaria de saber se o correto é escolher um tipo de adubo e seguir com ele ou se o ideal é intercalar os produtos, e qual é a periodicidade que devo adubar as plantas? Uma vez por semana, a cada 15 dias, uma vez por mês, depende da planta?
    E a outra dúvida é que tenho uma cachorrinha e li em outro site que a torta de mamona é tóxica aos pets. O que mais é tóxico e que eu devo evitar?
    Obrigada e abraços!

    • MundoHorta

      Olá Viviane, boa tarde e obrigado pelo contato, o ideal seria utilizar os adubos intercalados, e a periodicidade vai depender muito do adubo, do solo e da planta.
      Sobre os pets, é bom mesmo evitar a torta de mamona e cuidado ao adicionar farinha de ossos, isso pode fazer com que seu cachorro vá fuçar lá.
      Estamos á disposição e espero ter sanado suas dúvidas.
      Att.

  • patricia batista

    olá, estou iniciando a plantação de alguns pés de mamão em minha chácara e gostaria de saber quais adubos orgânicos podem suprir o boro?

    • MundoHorta

      O fino de carvão é uma forma bastante estável da matéria orgânica do solo utilizado na composição de substratos orgânicos. É um material poroso, o que permite aumentar a capacidade de retenção de água e de absorção de compostos orgânicos solúveis. Facilita a proliferação de organismos benéficos, além de possuir em sua composição elementos minerais como: magnésio, boro, silício, cloro, cobre, manganês, molibdênio e, principalmente, potássio.

  • Luiz Roberto

    Eu tenho facilidade de obter numa padaria aqui perto de casa as cinzas da madeira que são usadas na preparação de pizzas. Gostaria de saber qual ou quais os elementos orgânicos que esse adubo disponibiliza para as plantas e se posso misturá-lo junto, por exemplo, com a torta de mamona, farinha de osso, etc.

    • MundoHorta

      Sim as cinzas, podem ser misturada a essas farinhas, e somente uma análise para detalhar os nutrientes que temos na cinza, mais geralmente é rica em carbono e micronutrientes. Att.

  • Luiz Roberto

    Na matéria é feito menção dos aminoácidos como um bom adubo. Poderia me indicar um produto que eu possa comprar que tenha esse elemento?

  • Mano

    Opa gostaria de saber se eu ficar enterrando os restos de frutas na terra(cascas de banana, laranja,tomates q se estragaram,folhas de alface q nao serve mais) se o solo vai ficar enrriqurcido tambem com esses nutrientes (potássio, calcio, fósforo)?????

  • Eduardo

    comecei a fazer uma horta ai então surgiu a duvida sobre se no caso eu utilizar o bakashi durante o plantio, ele faz alguma diferença ou apenas age na dissolução dos adubos?

  • Rodrigo

    Bom dia, parabéns pelo blog!

    Estou fazendo minha mini horta em casa e gostaria de saber, se eu colocar só o fertilizante Humus de Minhoca já é o suficiente? Para começar vou plantar somente alface.

    • MundoHorta

      Olá Rodrigo, depende muito da situação do seu solo, porém o humus de minhoca na dosagem recomendada pelo fabricante é um ótimo adubo orgânico.

  • Dani

    Gente me ajuda, eu coloquei pó de café na minha horta, e agora cheira mal,muito mal, o que faço? Moro em apartamento e planto tudo em vasos. Sos

    • MundoHorta

      Olá Dani, tente cobrir com algum material vegetal seco, como por exemplo serragem, folha, casca de pinus e etc.

  • SITE MARAVILHOSO! BEM EXPLICADO! PARABÉNS, TIROU TODAS AS MINHAS DÚVIDAS!

  • Ola, otimo site, gostaria de saber o que usar para plantar em casa couve, alface, rucula, cenoura, espinafre e beterraba, fiquei sabendo que o solo é podre em selenio, zinco, fosforo, etc; e tambem o que colocar no limao taiti ele esta com as folhas amareladas, obrigada.

  • Eduardo

    Parabéns pelo blog. Tenho uma pequena horta em casa onde cultivo algumas hortaliças e ervas. Gostaria de saber se utilizar fertilizantes NPK deixará de ser uma horta orgânica.

    • MundoHorta

      Sim , o uso de adubos químicos não é permitido na agricultura orgânica, ele mata a microbiologia do solo sendo maléfico para a saúde do solo, opte por adubos orgânicos que vão reforçar essa microbiologia no solo. Em nossa loja virtual temos alguns disponíveis. https://mundohorta.com.br/
      Att.

      • Eduardo

        Obrigado por responder. Comprei uma composteira recentemente e espero em breve estar produzindo meu próprio adubo orgânico.
        Tentei acessar o link da loja virtual, mas apareceu a mensagem que a página está temporariamente fora do ar. Tentarei acessar em outro momento.
        Mais uma vez, obrigado por ter tirado minha dúvida.

        Abraços

  • WELLINGTON PAULINO MARINHO

    Bom Dia.
    Existe algum adubo organico alem do po de carvao que possui boro?

  • Edilson

    Bom dia. Moro em um condominio e tenho um plano futuro em fazer uma horta, e aproveitar o lixo organico como adubo, alem dos restos dd gramas do condominio, isso é possivel? Por gentileza voce tem algum material disponivel para estudo em compostagem de lixo organico domestico? O que faco com o chorume?

  • João Marcos

    Bom dia estou com uma duvida com oq eu misturo a terra preta para uma melhor drenagem, me indicaram areia fina seria o certo? forte abraço!!

    • MundoHorta

      Olá Jõao, boa tarde!
      Areia fina é uma ótima opção pois aumentará o número de Macroporos no solo (responsáveis pela drenagem de água)
      Att.

  • Boa tarde, gostaria de saber, efetivamente, qual o tamanho do vaso para plantar limão. Vejo em sites vasos pequenos dando um monte de limão. obrigada

  • gilmar

    Coloquei pedaços de abacate no meu minhocario acabei matando algumas minhocas por que ?

    • MundoHorta

      Olá Gilmar, sinceramente nunca ouvi falar de nenhum malefício que o abacate pode causar para o minhocário, você tem certeza que a morte das minhocas foi devido ao abacate?
      Se sim pensando um pouco fiz uma relação do abacate com a gordura, pelo fato da fruta ter alta taxa de gordura pode ter trazido algum excesso de gordura para as minhocas, mais isso é apenas uma suposição.
      Att.

  • ruth

    Planto com adubos organicos, para proteger minha saude e o solo,aprendi a fazer bokashi, mas como da muito trabalho, quero saber se vcs vendem e quanto custa? Pois estou precisando, agradeco e fico no aguardo.

  • claudete oliveira

    Bom dia,
    Acabei de achar o blog e estou adorando, já que to começando a armar um pomar em vasos na minha casa, já comprei limão Tahiti e siciliano, laranja,carambola, amora, manga palmer e pera mel, ainda não transplantei pros vasos vou usar os de 80lts , vou fazer a base com argila e manta e terra adubada agora minha dúvida é como estarão em vasos como faço com a adubação? Quero que seja orgânica o que eu uso no transplante pro vaso e depois na manutenção? Este adubo orgânico bokashi é suficiente? Vocês vendem pro rio? Como eu usaria?

    • MundoHorta

      Olá Claudete, bom dia.
      Muito bom ver sua animação com nosso blog, mão na massa agora pra plantar todas essas mudas! A adubação pode ser feita com o Bokashi (tanto o líquido quanto o farelado) e também o alquifishi, o extrato pirolenhoso, todos irão atingir bons resultados. Para o transplante recomendo colocar o bokashi. Vendemos para o Rio sim, segue abaixo o link da nossa loja virtual, lá temos explicação de todos os produtos, a dosagem e o modo de usar.
      https://mundohorta.com.br/
      Att.

  • SueliferreirA

    Perfeita explicacao

  • claudiana

    As informações foram muito úteis! Obrigada!

  • bruna

    Me ajudaram demais aqui! Valeu!!
    Mas eu tenho mais uma dúvida.. Li em outro post que não é bom colocar farinha de ossos em locais que tem animais.. Pois bem, eu tenho um cachorro e, então, gostaria de saber quais adubos seriam mais aconselháveis?
    Levando em conta que seriam usados em pés de mamão, para uma maior frutificação.
    Obrigada!

    • Lucas

      Bruna, no local que tem animal o solo já pode estar rico em fósforo e cálcio (abundantes na farinha de ossos). O ideal é fazer uma análise do solo para saber quais ingredientes priorizar no seu adubo. Estou fazendo o curso grátis como fazer adubo orgânico do thiago. Tirei essas informações de lá. abrcs! Boa sorte.

  • Gostei muito, obrigado por compartilhar, gostei do seu site, Abraço!

  • Adrianus

    Bom dia.
    Sou um grande produtor de soja, milho, feijao e cana. Quero mergulhar na agricultura organica.
    Preciso de apoio para inciar.
    Por favor entre em contato

  • Aparecida

    Desejo encontrar composto orgânico com esterco de galinha, calcário e carvão, onde posso encontrar. Moro em Campinas/sp.

    Aguardo retorno
    Cidinha

  • Parabens pelo post, otimas dicas. Vale lembrar a todos que alguns adubos orgánicos podem ser tóxicos aos cachorros, por exemplo a FARINHA DE OSSO. Podem usar, mas tomem cuidado com os animais por perto !

  • Valdete Terleschi

    Ola, boa tarde, adorei sua postagem sobre adubos orgânicos, eu acabei de iniciar uma plantação de pomar misto em minha chácara em Ibiuna SP.
    Fiquei muito duvidosa quanto ao tipo e quantidade de adubo deveria aplicar, mas, ao estudar um pouco sobre os fertilizantes NPK químicos, aprendi que eles são de efeito mais rápido e mais (eficazes digamos) porém, aprendi também, que com o passar do tempo seus resíduos causam muita acidez, além de contaminar o solo, mudar o sabor das frutas, até causar danos a saúde.
    Um solo onde é aplicado repetidamente NPK químico, por um longo período de tempo pode ir morrendo gradativamente, até uma hora que ele não terá mais a fertilidade.
    Então, sem sombra de dúvidas, optei pelos ORGÂNICOS.
    de imediato, optei pelos ORGÂNICOS, CASEIROS
    VALDETE TERLESCHI SILVA, Comerciante em Barueri – SP em 2016 pretendo mudar de uma área urbana para morar numa chácara em Ibiuna – SP com o objetivo de ter maior qualidade de vida, contato com a natureza e sustentabilidade pessoal.

  • Alex Mattos

    informações necessárias, de parabéns!

  • Adriano

    Olá Amigo, boa noite.

    Primeiramente, parabéns pelo POST, excelente!

    Gostaria de saber um caso específico… Mês passado plantei 2 pé de uva (Rubi e Niagara) aqui no quintal de casa… Parece que pegou, pois as primeiras folhas verdes estão nascendo… porém , como desconheço as características do solo, o que vc me recomenda utilizar – qual adubo orgânico… semana passada coloquei 3 litros de agua que estavam curtidos a 3 dias com estero de galinha… reguei cada pé com 3 a 4 litros (agua+esterco)… Será que preciso usar mais algum adubo organico para o solo (ex.: pó de rocha)…?

    Grato,
    Adriano

    • MundoHorta

      Olá Adriano. Obrigado pelo comentario.
      Primeiro confira que o esterco esta bem curtido. Um esterco sem curtir pode ser prejudicial a planta.
      Sem conhecer as caraterísticas do solo é difícil fazer uma recomendação. Fique atento ás folhas porque se tiver falta de nutrientes a planta mostrará sintomas de deficiência nas folhas. Pode usar em seu caso como adubo bokashi, que vai melhorar indiretamente o estado nutricional da planta aumentando a microbiota do solo.
      Qualquer dúvida fico a sua disposição.
      Att

  • Obrigada ! Estas informações me ajudou bastante comprei esse bokaschi e fiquei com receio de usar pois tem um mau cheiro muito forte pensei que estivesse estragado.

    • MundoHorta

      Olá Neuma.
      O odor é muito forte sim. Nao está estragado, é o cheiro carateréistico do Bokaski. LEve em conta que o produto deve ser diluido.

  • neuma

    Muito obg por ter passado essas informações, tirei todas as dúvidas agora vou cuidar melhor das minhas plantas.

  • gERALDO EDIMAR

    Acho excelente a ideia de produzir usando orgânicos. Alimentos orgânicos evita muita coisa. Acho que devemos usar micronutrientes naturais captados em locais de muita fertilidade que se multiplica com ãgua e alimentos para ele (comida da lplanta). Locais onde se tem na natureza assa-peixe, aroeira.etc. Usei um pouco em uns p~es de pimenteira e o resultado foi excelente. Bom demais.

  • Marlene Lopes

    Tudo muito bem explicado.Só tem que corrigir: não é descompor e sim

    decompor e não é borracha de café e sim borra de café.

    Obrigada pela atenção.

  • Cara, adorei essas informações muito obrigado por informar. Continue brilhando !! Parabéns !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.