Como controlar cochonilhas

Características:

São pequenos insectos pertencentes a ordem Homoptera, com aparelho bucal do tipo picador-sugador. Se reúnem em colônias, parasitando vários órgãos das plantas. As fêmeas adultas são as pragas propriamente ditas. Já os machos, são muito diferentes das fêmeas, têm vida efêmera, possuem asas e se assemelham a pequenos mosquitos ou moscas. As cochonilhas podem se reproduzir sexualmente ou por partenogênese (as fêmeas procriam sem precisar de machos). Os principais grupos de cochonilhas pragas de plantas são:

a) Cochonilhas de escamas

Geralmente estão fixas na planta e parecem com escamas, vírgulas, cabeças de prego ou verrugas.

cochonilha das escamas

b) Cochonilha Ortézia

Possui corpo alongado branco, têm duas faixas escuras na cabeça e um saco cheio de ovos (ovisaco) na parte final do corpo.

cochoninha ortezia

c) Cochonilha farinhenta

Possui corpo branco recoberto por camada farinhenta. Atacam tanto a parte aérea como as raízes das plantas.

cochonilha_farinhenta

Danos e sintomas:

Sugam a seiva, as folhas começam a apresentar manchas de uma coloração verde pálido ou amarelado e murchar. Secretam uma substância espessa chamada melada, que facilita o ataque de fungos, diminui a capacidade fotossintética da planta e atrai formigas.

cochonilhas danos

Controle:

a) Controle cultural

-A presença de cochonilhas é um sintoma do qual a planta está submetida a condições ambientais e/ou nutricionais impróprias. Confira de que a planta se desenvolve em solo ou substrato adequados, bem como a quantidade de luz, a falta de água, o déficit de nutrientes ou a adubação em excesso.

-Em hortas pequenas, as cochonilhas podem ser removidas das plantas com escova de dentes, esponjas ou cotonete embebido em vinagre ou álcool etílico. Os ramos mais infestados e secos também devem ser podados e queimados

b) Controle biológico:

-Um fator favorável às cochonilhas é a eliminação dos inimigos naturais, como percevejos, joaninhas, moscas e alguns fungos.

-As vespinhas parasitóides e os predadores coccinelideos (joaninhas) são importantes agentes biológicos de controle das cochonilhas.

coccinelideos cochonilha

-Os fungos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae controlam a praga. Beauveria bassiana não é seletivo a inimigos naturais, como as joaninhas, por exemplo. Para ser seletivo a insetos benéficos, o fungo pode ser aplicado na forma de isca atrativa para atrair apenas a praga.

c) Defensivos

cochonilha controle

Calda sulfocálcica + aminoácido (bio-estimulante). Realizar três pulverizações, com intervalos de 15 dias. A pulverização deve ser feita sempre no final da tarde.

Óleo vegetal + detergente neutro. Realizar três pulverizações, com intervalos de 15 dias. A pulverização deve ser feita sempre no final da tarde.

Extrato de pimenta (Capsicum annuum)

Extrato de fumo.

Autor: Miguel Lancho Jiménez


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

-PICANÇO, Marcelo Coutinho – PROTEÇÃO DE PLANTAS: Manejo integrado de pragas. Viçosa, MG – 2010

-PAPA, G. Proteção de Plantas – Métodos de Controle de Pragas e Manejo Integrado. Viçosa, 2010.

-ISMAN, M.B. Plant essential oils for pest and disease management. Crop Protection, 204 Guilford 2000

-ROEL, A. R. Utilização de plantas com propriedades inseticidas: uma contribuição para o desenvolvimento rural sustentável. Rev. Internacional de desenvolvimento local, 2001

-NEVES, B. P.; OLIVEIRA, I. T.; NOGUEIRA, J. C. M. Cultivo e utilização do nim indiano. Santo Antônio de Goiás: EMBRAPA/CNPAF, 2003. 12 p. (Circular Técnica, 62)

-AGUILAR E. Inseticidas Botânicos: Seus Princípios Ativos, Modo de Ação e Uso Agrícola. EMBRAPA AGROBIOLOGIA. Seropédica – RJ 2005

-VENDRAMIM, J. D. Uso de plantas inseticidas no controle de pragas. In: CICLO

-ABREU JUNIOR, H. Práticas alternativas de controle de pragas e doenças na agricultura. Coletânea de Receitas.EMOPI, Campinas-SP, 1998.

-BARBOSA, F.R.; SILVA, C.S.B. da; CARVALHO, G.K. de L. Uso de inseticidas alternativos no controle de pragas agrícolas. Petrolina: EMBRAPA Semi-Árido. 2006. 47 p. (EMBRAPA Semi-Árido. Documentos, 191)

-MICHEREFF M. F.; GUIMARÃES J. A. Recomendações para o Controle de Pragas em Hortas Urbanas. EMBRAPA. Circular Técnica 80, Brasília, DF Novembro, 2009

-PENTEADO S R. “Defensivos Alternativos e Naturais”

 

2 thoughts on “Como controlar cochonilhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.