Como cultivar alface

Aprenda como cultivar alface sem agrotóxicos. Tudo sobre o cultivo de alface, cultivares, adubação da alface, controle de pragas e doenças.

Alface
  • Nome Científico:Lactuca sativa como cultivar alface
  • Nome Popular: Alface
  • Família: Asteraceae
  • Categoria: Hortícolas cultivadas por suas folhas.
  • Clima: A alface é adequada para ser cultivada em regiões com temperaturas amenas, entre 20°C e 25°C, mas há no mercado variedades com capacidade para se desenvolver o ano todo.
  • Origem: Europa, Mediterrâneo
  • Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros
  • Luminosidade: Em climas muito quentes e secos é melhor cultivá-las a meia sombra
  • Ciclo de Vida: Anual

A. PROPRIEDADES NUTRICIONAIS: A alface é composta por 96% de água, isso faz com que o seu valor energético seja baixo, além disso, contém ferro e fibras que ajudam no transporte do oxigênio no organismo e no melhor funcionamento do intestino, respectivamente. Também possuí vitamina A e C.

B. SEMEADURA

  • Em sementeiras: As sementes de alface são muito pequenas e por isso recomenda-se a semeadura em sementeiras. Nestas, faremos pequenos sulcos de 1cm de profundidade, pois se forem muito profundos, as sementes podem não germinar.
  • Transplante: Quando as mudas apresentarem aproximadamente 10cm de altura e de 4 a 5 folhas definitivas vão ser transplantadas para o canteiro definitivo com espaçamento de 25 a 30 cm entre plantas e com a mesma profundidade que tinha na sementeira. Vamos optar por dias nublados ou as horas mais frescas do dia, de preferência no final da tarde. É necessário regar antes, para facilitar a retirada das mudas da sementeira e depois, quando já estiverem no canteiro.
  • Canteiro definitivo: No canteiro definitivo os sulcos terão espaçamento de 25 a 30 cm entre plantas e faremos desbastes para que fique uma planta por cova. Os canteiros para o plantio de verão terão 20cm de profundidade.

plantar alface

C. CULTIVO

Generalidades: A alface é uma da hortaliça de inverno e uma das mais consumidas no mundo. Possuem raízes do tipo pivotante, com ramificações que exploram os primeiros 25 cm do solo. As plantas precisam de um solo com boa disponibilidade de nitrogênio, rico em matéria orgânica e bem drenado. Os dias curtos e as temperaturas amenas favorecem a vegetação, já dias longos e altas temperaturas induzem o florescimento.

Época de plantio: Pode ser cultivado o ano todo, porém deve-se ficar atento para o tipo de cultivar que será plantada. Existem cultivares de inverno e de verão, levando em consideração qual se adapta melhor na região em que será cultivada. A temperatura ideal para a cultura está entre 10 e 24°C.

Limpeza da área: Para bom desenvolvimento da cultura é necessário que a área esteja livre de plantas invasoras, que vão competir por nutrientes e outros recursos. Para isso podemos fazer capina manual.

E. IRRIGAÇÃO: Por ser uma cultura exigente em água, é preciso manter a umidade constante do solo, mas tomando cuidado para que o mesmo não fique encharcado. Nas sementeiras iremos regar duas vezes por dia, optando pelos horários mais frescos.

Organic Garden At San Francisco City Hall Promotes Slow Food Movement

F. ADUBAÇÃO: A incorporação prévia de adubos verdes contribui positivamente para a cultura e também pode, em alguns casos, substituir a adubação de cobertura. A adubação deve ser feita a partir dos resultados de análises de solo. Geralemente usa-se 60 a 80 t/há de esterco bovino ou ¼ dessa quantidade de esterco de galinha, sendo este, aplicado 30 dias antes do plantio. Também são indicados alguns adubos orgânicos, como torta de mamona ou Bokashi.

Se necessária adubação de cobertura, fazer de 1 a 2 aplicações de biofertilizante ou Bokashi aos 15 e 30 dias após a germinação, na semeadura direta e quanto for no sistema de transplante de mudas, deve-se aplicar de 1 a 2 parcelas de adubo orgânico rico em nitrogenio aos 10 e 25 dias após o transplante.

Autores: Júlia Terra Dourado Jacinto, Miguel Lancho e João Guilherme Pane.

Referências bibliográficas:

http://fdr.com.br/formacao/produtor-de-hortalicas/cultivo-das-principais-hortalicas/

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/modelagem/alface/

http://www.atividaderural.com.br/artigos/4eaaae5d4f4a8.pdf

http://www.cnph.embrapa.br/paginas/serie_documentos/publicacoes2008/ct_56.pdf

http://livraria.sct.embrapa.br/liv_resumos/pdf/00051120.pdf

Livro: Horta Doméstica e comunitária sem veneno. Cultivo em pequenos espaços.

3 thoughts on “Como cultivar alface

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.