Como cultivar berinjela em vaso

Aprenda como cultivar berinjela em vaso


Berinjela - Solamun melongena

Nome Científico: Solanum melongena

Nomes Populares: Berinjela

Clima: É a planta hortícola que mais calor e luminosidade precisa.  A temperatura ideal para crescer e florescer está entre os 22°C e 30°C durante o dia e a noite a temperatura não deve passar dos 15°C.

Origem: Ásia

Altura: 0.7 a 1.2 metros

Luminosidade: Sol pleno. Colocar ela no lugar mais ensolarado do jardim/varanda.

Ciclo de Vida: Anual


 O fruto de berinjela é uma boa fonte de sais minerais e vitaminas. É composta por uma grande quantidade de proteínas, fósforo, ferro, cálcio e das vitaminas B1, B2 e C. É um fruto com poucas calorias. Há relatos do uso de berinjela em tratamentos de asma, diabetes, cólera e bronquite. Extratos das plantas inibem vários tipos de bactérias sendo que a polpa dos frutos é mais efetiva que o suco das folhas.

Como cultivar berinjela em vaso

Devemos cultivar berinjela em vasos grandes ( 40 – 60 litros), já que precisam de bastante espaço para crescerem. Embora a planta seja semi-arbustiva e tenha hastes lenhosas, a berinjela pode precisar de tutoramento para que a planta não tombe. Podemos utilizar uma estaca de madeira ou bambu e amarrar as hastes à medida que elas forem crescendo.O vaso deve ser colocado num lugar que receba bastante luz solar.

como cultivar limao em vaso

1)   No vaso indicado para sua plantação coloque uma camada de arguia expandida. Depois, cubra a camada de argila com um pano ou uma manta de bidim.

2)   Adicione areia grossa para facilitar o escoramento e prevenir possíveis doenças nas raízes da planta.

3)  Ponha uma camada de terra misturada com adubo orgânico. Para que as plantas cresçam com saúde a terra deve ser bem drenada

4)  Coloque a muda e distribua mais uma quantidade de terra com adubo orgânico. É importante observar se a terra não está cobrindo o colo da planta, que é a base antes da raiz. O colo deve ficar exposto para o bom desenvolvimento do vegetal.

5)  Regue a planta até a água escorrer pelo fundo do vaso e cubra a terra com casca de pinus e /ou palha.

Cuidados

berenjenaa

Irrigação: Manter o solo úmido, mas não encharcado durante todo o ciclo da planta. A falta de água é particularmente prejudicial durante a floração e frutificação, pois provoca o abortamento de flores e frutos.
Plantas invasoras: Eliminar manualmente as invasoras que concorrem em água, nutrientes e espaço com a planta. Cobrir a terra (mulching) com casca de pinus ou palha ajuda no controle das plantas invasoras.
Desbrota: para permitir um crescimento equilibrado devemos retirar os brotos que surgirem abaixo da primeira bifurcação assim como aqueles que forem surgindo nas parte superiores dos ramos.
Pragas e doenças: A berinjela é uma das espécies mais rústicas entre as hortaliças. É relativamente resistente ao ataque de pragas e doenças, não necessitando do uso intensivo de defensivos.
Adubação: Adubar periodicamente com adubos ricos em Nitrogênio e potássio.
Colheita: Colha as berinjelas quando a casca ficar brilhante. Corte a berinjela usando uma tesoura de poda.

Autor: Miguel Lancho

One thought on “Como cultivar berinjela em vaso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.