Como cultivar limão no vaso

Aprenda como cultivar limão no vaso.


  • Limao em vasoNome Científico: limão-siciliano (Citrus limon); limão-tahiti (Citrus latifolia); limão-galego (Citrus aurantiifolia)
  • Nomes Populares: Limão, lima, lima ácida
  • Origem: Ásia
  • Altura: Planta de rápido crescimento, que alcança quatro a seis metros de altura quando cultivada em solo. Atinge alturas menores quando cultivada em vaso.
  • Luminosidade: Deve ser cultivado sob sol pleno e protegido da correnteza de ventos.
  • Clima: O limoneiro se desenvolve bem entre 23 e 32 graus, principalmente em regiões com alta umidade relativa do ar, que tornam os frutos mais suculentos.

Confunde-se muitas vezes o limão-siciliano (Citrus limon) com as limas ácidas, conhecidas como limão-tahiti (Citrus latifolia) e limão-galego (Citrus aurantifolia). Por questões práticas estão reunidas neste artigo as três espécies. Dentre esses exemplares somente o limão siciliano é realmente um limão. No Brasil, as especies mais cultivadas são o limão tahiti e o limão galego, que são na verdade limas ácidas. O limão siciliano é largamente cultivado no hemisfério norte, mas não se adapta bem a climas tropicais.

como cultivar limao
limão-siciliano (esquerda); limão tahiti (centro); limão-galego (direita)

Plantando no vaso

Precisamos de um vaso com tamanho mínimo de 100 litros, de maneira a permitir que raízes e caule se desenvolvam com conforto.

como cultivar limao em vaso

1)   No vaso indicado para sua plantação coloque uma camada de arguia expandida. Depois, cubra a camada de argila com um pano ou uma manta de bidim.

2)   Adicione areia grossa para facilitar o escoramento e prevenir possíveis doenças nas raízes da planta.

3)  Ponha uma camada de terra misturada com adubo orgânico para que a planta cresça com saúde e a terra ser bem drenada. 

4)  Coloque a muda e distribua mais uma quantidade de terra com adubo orgânico. É importante observar se a terra não está cobrindo o colo da planta, que é a base antes da raiz. O colo deve ficar exposto para o bom desenvolvimento do vegetal.

5)  Regue a planta até a água escorrer pelo fundo do vaso e cubra a terra com casca de pinus, palha, serragem grossa ou folhas secas para protejer o solo, as raízes e evitar que a perda de água por evaporação seja muito grande.

Manutenção

Irrigação: Mantenha o solo úmido mas não encharcado. O ideal é regar a planta de 2 a 3 vezes por semana. Diminua a quantidade de água no inverno e aumente no verão.

Poda: Faça uma limpeza nas árvores durante o inverno. Retire os ramos-ladrões e também os doentes e secos da planta. Utilize calda bordalesa e pincele no local dos cortes.

Pragas e doenças

O ácaro da ferrugem, a orthezia, a larva minadora (em viveiro ou pomar novo), a cochonilha escama farinha e broca do tronco, são consideradas as principais pragas.

As doenças que mais afetam ao limão são a gomose, o cancro do tronco do limão Tahiti, a pinta preta, o cancro cítrico e a tristeza.

Autor: Miguel Lancho

 

25 thoughts on “Como cultivar limão no vaso

  • Pode plantar limão Taiti em terra que tem piçarra?

    • MundoHorta

      Olá Gabriela, boa tarde, as pedras podem ser um empecilho para as raízes, podendo fazer com que o sistema radicular seja prejudicado.

  • nila

    tenho um pé de limão siciliano, mas ele nunca deu frutos. quando reformamos a casa para não perdê-lo colocamos no vaso, ele já ficou muito bonito com suas folhas verdes e cresceu mesmo no vaso, mas hoje ele sofre com a cochonilha, não sei mais o que fazer para acabar com a praga! tenho um apego muito forte a essa planta. E ainda espero que ela coloque frutos.

  • cristiane

    Plantei as sementes de um limao que veio da Italia e elas nasceram.Esta linda! Me disseram q provavelmente nao daram frutos pois nao sao enxertadas. Posso ter esperança de nasçam frutos?
    Obrigada.

    • MundoHorta

      Olá Cristiane, boa tarde e obrigado pelo contato.
      Um pé de limão demora geralmente de 3 anos ou mais para começar a dar frutos. É muito difícil falar que a planta não vai dar frutos somente porque não foi enxertada, geralmente plantas enxertadas se adaptam melhor ao clima Brasileiro e conseguem produzir mais, porém isso vai depender muito também do porta enxerto, ou seja, pode sim ter esperanças que um dia seu limoeiro pode dar frutos, mais dizer com certeza que vai dar ou não frutos precisamos saber muitas informações além de apenas ser enxertado ou não. Entendeu? Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Att.

  • Valdecir R. Coelho

    Bom Dia
    Ope de laranja esta no vaso e da uns bichinhos muito pequeno e a folha dobra. o que fazer para acabar com esta pragas.
    E no limão da nas folhas tipo verrugas e os brotos ficam murchos . O que fazer.

  • Karina

    Boa noite!
    Para cultivar o limão siciliano em vaso são necessárias duas mudas para polinização para dar fruto ou não?
    Karina

  • Maysa

    Olá comprei uma muda de limão Siciliano está no vaso,edta linda com uma boa altura
    Mas quando floresceu todos os limaozinhos caíram é normal essa primeira vez cair?
    Esta bem adubada,com solo úmido

  • Daniel Kikuchi

    GOSTARIA DE TER UM PÉ DE LIMÃO SICILIANO: PERGUNTO,
    EXISTE MUDA ENXERTADA? ESTOU NO LITORAL, ISTO PODE SER IMPEDITIVO?

    • MundoHorta

      Existe sim muda enxertada de limão siciliano, e o fato de você estar no litoral não limita a produção do seu limoeiro

  • Fernanda

    Olá. Gostaria de saber as dimensões recomendadas para plantio do siciliano em vasos. Obrigada.

  • ANTONIA AMELIA ANDRADE

    Tenho um pe de limao taiti esta todo. florido, mas os limoesinhos estao caindo.No começo do ano aconteceu a mesma coisa. adubei com 04-14-08 floriu mas e so tocar e cai.me ajude .obrigada.
    Antonia

    • MundoHorta

      Olá Antonia, pode ser alguma coisa relacionada com os micronutrientes, tente uma adubação com algum adubo orgânico que fornece macro e micro nutrientes de forma natural, equilibrada e na dosagem certa.
      Att

  • Wilmer otero

    Tenho um pé de limão siciliano a quase 3 anos.Esta com muitos ramos e folhas mas nada de flores.Estaem pleno sol tem boa drenagem no canteiro suspenso.Qual sua orientação.obrigada pela atenção na solução doproblema.

    • MundoHorta

      Olá Wilmer, o tempo de início do florescimento é de mais de 3 anos, se ele está em um local com bastante sol, bem adubado e com água necessária recomendo esperar mais um pouco para a planta começar a dar suas flores e frutos.
      Att.

  • Ana Rita Martins

    Tenho um pé de limão galego no vaso, na época do plantio não coloquei argila expandido, tem dois anos ,mão floresceu, apresenta manchas pretas nas folhas. O que posso fazer para melhora-lo? Me ajude?

    • MundoHorta

      Olá Ana Rita, infelizmente essa mancha preta pode ser um monte de problemas, sem ir no local e dar uma olhada fica bem difícil de conseguirmos te dar uma resposta certa, pode ser fungo, pode ser ataque de insetos, entre vários outros fatores. Se puder nos enviar uma foto pelo nosso e-mail ficaria mais fácil. Nosso email é: contato@mundohorta.com.br
      Att.

  • mariza

    tenho 2 mudas de limão plantados em vaso: siciliano e galego
    moro em uma cidade extremamente quente! meus 2 lmões estão num local que pega todo o sol da tarde,ou seja muitoo quente! o meu limão galego ficou carregado no final de 2015, em dezembro. o siciliano ainda não deu frutos.
    dúvidas:
    1-devo mante-lo no face sol ou coloca-lo do lado oposto que também é extremamente quente porém não recebe todo o sol da tarde.
    2-na ocasião por falta de infomações não fiz uma drenagem adequada , po conta disto pensei em replanta-lo novamente. como fazer esta mudança de vaso sem abalar a raiz da planta?

    aguardo retorno
    grata!

    • MundoHorta

      Olá. Obrigado pelo contato
      Nao recomendamos replantar o limao. Ele pode morrer na mudança do vaso. Coloque areia no substrato para dar uma melhorada na drenagem.
      Att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.