O controle biológico dos nematoides

Entre as doenças que afetam a produtividade, aquelas causadas por nematóides assumem grande importância em virtude dos sérios prejuízos causados à planta. Os nematóides são organismos microscópicos e translúcidos que estão entre os mais abundantes animais da terra. Os nematóides fitoparasitas prejudicam as plantas pela ação nociva sobre o sistema radicular que, por sua vez, afetam a absorção e a translocação de nutrientes, alterando a fisiologia da planta. Esses organismos também podem predispor a planta a doenças e a estresses ambientais ou atuarem como transmissores de outros patógenos.

controle biológico de nematoides
nematóides em cenoura

Métodos de controle

O manejo biológico visa criar condições desfavoráveis para o desenvolvimento desses patógenos, aumentando a biodiversidade e melhorando a estrutura do solo. Assim, embora os nematóides estejam presentes no solo, a sua população está sob controle e os prejuízos causados à planta são mínimos.

Cobertura vegetal

Cobertura vegetal controle biológico nematóides
Cobertura vegetal

A cobertura vegetal induz a um maior armazenamento de água e melhoria dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo. A cultura se beneficiaria com o aumento da atividade biológica do solo, graças à matéria orgânica produzida pela cobertura vegetal, que também assegura condições térmicas mais adequadas. Além disso, a luz solar direta, devido à radiação ultravioleta, tem um efeito negativo sobre os microorganismos que controlam os nematóides.

Aumento do conteúdo de matéria orgânica. Efeito nematicida dos Ácidos Húmicos e Fúlvicos.

A utilização de matéria orgânica constitui uma boa medida para redução dos níveis populacionais do nematóide. A matéria orgânica funciona como condicionador do solo, favorecendo suas propriedades físicas, estimulando o aumento da população de microrganismos de solo, em especial de inimigos naturais dos nematóides como fungos e bactérias, além de liberar substâncias tóxicas com sua decomposição que contribuem para a mortalidade dos mesmos. Pesquisas recentes demonstraram o efeito nematicida dos Ácidos Húmicos e Fúlvicos, exercendo efeito tóxico sobre os nematóides e inibitório sobre a eclosão dos ovos.

Rotação de culturas

rotaçao de culturas nematoidesA falta de rotação de culturas é uma das principais razões para o nematóides ter avançado tanto nas lavouras. A rotação de culturas é um dos melhores e mais utilizados métodos de controle dos fitonematóides, uma vez que é de baixo custo e não oferece risco de toxidez ao homem e ao ambiente, além de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, tornando-o mais produtivo. A escolha da cultura para rotação dependerá dos resultados da análise nematológica, pois uma planta pode não ser hospedeira de certo nematóide, mas ser hospedeira de outro.

Inimigos naturais

Micrografia eletrônica nematóide capturado por anéis constritores do fungo nematófago
Nematóide capturado por anéis constritores do fungo nematófago

Mais de 200 diferentes organismos são considerados inimigos naturais dos fito nematóides, Estes microorganismos nematófagos são encontrados normalmente no solo, parasitando ovos ou cistos, predando juvenis e adultos ou, ainda, produzendo substâncias tóxicas aos nematóides.

Uma inserção controlada destes microorganismos através de formulações comerciais é uma ótima forma de controle dos nematóides. Chamamos a este método de controle biológico, já que é outro organismo vivo quem vai controlar a doença. Entre os microorganismos com efeito nematicida comprovado temos: Paecilomyces lilacinusTrichoderma harzianum, Arthrobotrys oligospora, Arthrobotrys musiformis, assim como algumas Rizobacterias.

Autor: Miguel Lancho Jiménez

Referências

• FERNANDO B. LIMA, HERCULES D. CAMPOS, LILIANNE M.  RIBEIRO, LUIS HENRIQUE C. P. SILVA, GELIANE C. RIBEIRO, DANILO L. DAS NEVES & CLÁUDIA, R. DIAS-ARIEIRA.  Efeito da Cama de Frango na Redução da População do Nematoide-de-cisto da Soja.

• EMBRAPA CLIMA TEMPERADO. SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 4 ISSN 1806-9207 VERSÃO ELETRÔNICA. NOV./2005. Nematóides e métodos de controle.

• LUIZ SUGIMOTO. JORNAL DA UNICAMP. Cobertura vegetal no plantio reduz erosão do solo em 80% e evita perda anual de 500 milhões de toneladas de terra.

4 thoughts on “O controle biológico dos nematoides

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.