Dicas de como iniciar sua horta orgânica.

Dicas De Como Começar Uma Horta Em Casa

Já parou para pensar o quanto ter uma horta em casa pode te beneficiar? Ter alimentos totalmente naturais, cultivados por você mesmo, com uma incrível sensação no final, além de tudo, uma das melhores formas de trazer alimentos mais saudáveis para família é com alimentos que você mesmo plantou.

Com certeza ter uma horta hoje em dia é algo que esta muito em alta, além de trazer benefícios para si mesmo e para família, podendo até mesmo vir a ser uma ótima fonte de comércio.

Por isso neste artigo lhe daremos algumas dicas de como começar sua própria horta em casa.

 

Cultivando uma horta

 

Pensando o local

Tenha em mente que suas plantas precisam da luz do sol com uma exposição em média de 5 a 6 horas por dia. Escolha um lugar como o jardim, terraço, quintal, pátio ou varanda.

Deve-se ter consciência de que o sol poente é de longe uma das formas de iluminação mais importantes para suas plantas, pois sua exposição é maior no verão.

Se o lugar em que você for fazer sua horta tiver mais sombras do que raios de sol isso pode vir a ser um problema, tenha a consciência de que será mais difícil de fazer com que sua horta produza com a maior qualidade e quantidade que ela pode te dar.

Pense no seu solo

Comece afofando a terra para deixá-la bem aerada, dessa maneira as plantas podem aproveitar mais seus nutrientes. Lembre-se que ela deve ser solta o suficiente para  facilitar a entrada das raízes e da adubação no plantio. Adube em meses quentes, entre setembro e março. Lembre-se de sempre cobrir seu solo com matéria seca (casca de árvores, grama podada, restos vegetais de plantas e etc.) isso fará com que seu solo fique sempre bem protegido e úmido, além de adubá-lo frequentemente.

img_1070

Proteja-se contra os invasores!

Tenha em mente que existem diversas formas de se proteger sua horta de formas naturais que não agridam o meio ambiente.

Uma boa maneira é com pesticidas caseiros: com um pouco de criatividade e ingredientes de cozinha você pode se proteger de diversas pragas!

Temos também produtos orgânicos disponíveis no mercado com ingredientes variados (raizes, frutos e folhas de plantas) que agem como inseticidas e repelentes mantendo os invasores longe de sua horta.

Outra forma de se escapar destas pragas é com biopesticidas, formas naturais de se defender destes invasores, de forma que acabem com a plantação, pássaros ou solo.

Outras formas de acabar com essas pragas é com a ajuda de armadilhas, como repelentes ou atraentes biológicos. Estas substâncias naturais podem te ajudar a fazer emboscadas para acabar com invasores indesejados.

Cuidados ao colher seus frutos

Na hora que você for colher todo o seu trabalho, colhendo em horas mais quentes do dia faz com que sua planta perca pouca água, o que pode vir a ser um tiro certo para aqueles que pretendem  reaproveitar suas plantas.

Dicas de como plantar

É sempre importante considerarmos o modo de crescimento de nossos vegetais, como: plantas rasteiras, estas ervas precisam de muito espaço, pois ao crescer acabam se espalhando em um grande nível, sempre considerando o possível surgimento de ervas daninhas, dessa forma não deixe um espaço muito grande entre suas plantas.

img_1256

Adubos naturais

Faça de suas horta em casa orgânica. Podemos lhe aconselhar, Bio Bokashi,  húmus de minhocas, torta de mamona ou torta de neem que aduba e afasta pragas, fazendo que suas folhas fiquem robustas e grandes, elas são ricas em nitrogênio. Mas tenha cuidado!  A torta de mamona é toxica para bichos e crianças.

Caso você tenha animais como cachorro não a misture a pó de osso, essa substância pode atrais seus cães, podendo vir a ser um grande problema no futuro.

Lembre-se que você quer ter uma horta grande e saudável, dessa forma use produtos que não recompensem apenas sua horta como você e seus animais também.

Autores: Henrique Silva e João Guilherme Pane

 

 

One thought on “Dicas de como iniciar sua horta orgânica.

  • BOA NOITE AMEI ESSE SITE TENHO ABACATEIRO GOIABEIRA ,LIMOEIRO, ABACAXI,HÁ ANOS E NUNCA DEU FRUTOS, DE UNS MESES PRA CÁ. O ABACÁTEIRO ESTÁ COM AS FOLHAS TODAS FURADAS. E O LIMOEIRO E GOIABEIRA TEM OS BRANCOS E AS FOLHAS MURCHAM ME ENSINEM REMÉDIO CASEIRO …PLIS PLIS… AGRADEÇO …BOAS FESTAS A TODOS COM PAZ…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.