Horta na escola

Aprender sobre hábitos saudáveis ​​e economia sustentável pode contar com o apoio de uma horta escolar, onde as crianças podem cultivar hortaliças, frutas e legumes.

“Educai as crianças e não

será preciso castigar os homens.”

Pitágoras

horta na escola

             Uma horta na escola. Por que não? A horta escolar é uma ferramenta que promove hábitos alimentares saudáveis. As crianças aprendem a plantar, cultivar, colher e preparar alimentos nutritivos como parte da educação. Além disso, os conceitos aprendidos em matérias como biologia, física ou matemática se põem em prática de forma fácil e divertida com a horta.

Por que uma horta na escola?

     A finalidade da horta na escola é que seja o ponto de partida para uma verdadeira educação ambiental onde as crianças são preparadas para compreender as inter-relações de seres humanos entre si e com a natureza. Os principais objetivos da horta são:

Promoção da Saúde

A ideia é que as pessoas sejam conscientes sobre sua alimentação e saúde e apreciar os benefícios obtidos através do consumo de hortaliças, adquirindo maior controle sobre sua própria qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis não só as crianças, mas também suas famílias e comunidade levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e rica em vegetais.

alimentos-organicos

Laboratório vivo para diferentes atividades didáticas

           Não tem um lugar melhor do que uma horta para explicar de forma prática a fotosíntese. Através da horta os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprende na sala de aula. Muitas matérias podem ser explicadas na escola com o auxílio de uma horta. A matemática pode ser um exemplo, com o estudo das diferentes formas dos alimentos cultivados, além disso, o estudo do crescimento e desenvolvimento dos vegetais pode ser associado com o próprio desenvolvimento.

horta escolar

Aprender sobre o próprio corpo

             Conhecer e compreender os aspectos básicos do funcionamento do próprio corpo e as consequências para a saúde individual e coletiva das decisões pessoais é fácil com a ajuda de uma ferramenta como a horta escolar. As crianças também vão avaliar os benefícios de hábitos como o exercício físico, a higiene e uma dieta equilibrada.

horta orgânica

Reforçar a organização e responsabilidade através da horta

         Motivando as crianças a cuidar de seu canteiro e administrá-lo para que as hortaliças cresçam e estejam apropriadas para o consumo. Essa experiência reforça as qualidades de organização, planejamento, responsabilidade e o processo de promoção da saúde através da alimentação saudável.

crianças horta

Autor. Miguel Lancho

3 thoughts on “Horta na escola

  • cris alves

    amei o blog.
    estou começando agora com ed. ambiental em nossa escola.
    somos uma escola municipal de Curitiba. CEI ULISSES FALCÃO VIEIRA.
    começaremos plantando ervas medicinais se tiver dicas vou agradecer muito.
    Professora Cris Alves.

    • MundoHorta

      Ficamos muito felizes que nosso blog desperte essa vontade em nossos leitores, desejamos muita sorte pra você nesse projeto.
      Abraços e até breve.
      Att

  • Parabéns pela iniciativa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.