Aromáticas e Medicinais

Destaque das principais plantas medicinais que podem ser encontradas facilmente e  são ótimas para plantar em sua casa.

Uploaded : alecrim

ALECRIM Rosmarini officinalis De aroma fresco, que lembra o pinho, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas. É diurético, aromático, antioxidante e anti-reumático. Utilizada contra a tosse, para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer, enxaqueca, dor de cabeça, problemas de concentração e úlceras estomacais.

menta

HORTELàMentha spicata Planta com propriedades digestivas e aromáticas, utilizada principalmente em infusão. Tem efeitos espasmolítico (contra os espasmos) antiflatulento, colagogo (ajuda o fígado), aromático, digestivo.

manjericão

MANJERICÃO Ocimum basilicum Sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto. Tem efeitos antiespasmódico e desinfetante. Indicado contra os distúrbios digestivos. 

orégano

ORÉGANO Origanum vulgare O orégano é utilizado, especialmente as folhas, em algumas cozinhas do Mediterrâneo (pizzas italianas e em Portugal) para temperar diversos pratos. Possui propriedades digestivas e expectorantes, indicado para distúrbios digestivos e bronquite. 

lavender

ALFAZEMA OU LAVANDA Lavandula angustifolia Muito utilizada em banhos de purificação e como perfume. Pelo seu poder anti-séptico, foi amplamente utilizada na Europa durante a primeira e segunda guerra mundial para limpar ferimentos de soldados. Também é indicada para o tratamento da ansiedade, nervosismo, distúrbios do sono e estresse. 

tomilho

TOMILHO Thymus vulgaris L. Aromático e levemente picante, é usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos. Tem forte efeito desinfetante, antisséptico, anti-tosse, antiinflamatório, fluidificante (para a tosse), broncoespasmódico, expectorante.

Salvia

SÁLVIA Salvia officinalis Para preparação e recheio de carnes e aves em geral, marinados, sopas, molhos, queijos, batatas, biscoitos e chá. Está indicada para o tratamento da transpiração excessiva, ondas de calor (em caso de menopausa), problemas de digestão, resfriado, distúrbios digestivos, tosse, bronquite.

boldo

BOLDO-DO-CHILE Pneumus boldus Planta medicinal utilizada principalmente por seu efeito espasmolítico, contra os distúrbios digestivos. O boldo-do-Chile é diurético, colerético, colagogo, espasmolítico e aumenta as secreções gástricas.

cebolinha

CEBOLINHA Allium fistulosum Muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Popularmente a cebolinha é conhecida por ter atividade anti-hipertensiva, digestiva, protetora celular, antifúngica e por prevenir problemas nos olhos.

salsinhaSALSA Petroselinum crispum Ótima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios. Tem efeito diurético contra a cistite e “desintoxicante” contra a dor menstrual, cólica, flatulência, menopausa e mau hálito.

coentro

COENTRO Coriandrum sativum L. Muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar. Tem efeito antioxidante, hipolipidêmico, estimulante para produção de bile, hepatoprotetor (protege o fígado), ansiolítico e antibactericida.

Limonete

LIMONETE OU CEDRINA Aloysia citriodora Planta medicinal utilizada como calmante contra o nervosismo e os distúrbios gastrointestinais relacionados ao estresse. Preparado como infusão.

Autor: Miguel Lancho Jiménez

 

One thought on “Aromáticas e Medicinais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.